FUNDAÇÃO E OBJETIVOS

A PROJEPRO-PROJETOS DE PROCESSAMENTO LTDA. foi fundada em 20 de junho de 1974 e oficialmente registrada na Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR) em 09 de julho de 1974. Portanto, a PROJEPRO já completou 42 anos de atividades especializadas de engenharia química.

O objetivo primordial de sua fundação, como sua própria razão social define, foi a elaboração de Projetos de Processamento (Process Design) visando minimizar uma dependência até hoje existente no Brasil: a importação de projetos tecnológicos na área de engenharia química.

Os desenvolvimentos de tecnologias de processo e detalhamentos básicos de processo no Brasil, com respectiva emissão do “Process Design Package” (para ver detalhes, clique sobre "PROJEPRO - Apresentação de Atividades (Março 2016)"), contendo as especificações, folhas de dados, desenhos de conjunto, detalhamentos básicos de processo de todos os equipamentos e materiais já termodinamicamente dimensionados, permitem que:

• Todos os fabricantes brasileiros, que tenham condições de fabricação de equipamentos e materiais integrantes de uma Unidade de Processo na Área de Engenharia de acordo com as Normas ABNT, ASME, DIN, TEMA e demais normas e códigos aplicáveis, poderão se credenciar para participar de licitações para o fornecimento dos equipamentos e materiais;

• Tendo em vista que os fornecedores tem que apresentar suas propostas para equipamentos e materiais de iguais especificações e iguais dimensões, as propostas teriam que ser apresentadas de forma competitiva para terem sucesso nas licitações;

• Como consequência do acima exposto, as propostas para as fases seguintes de construção e montagem das Unidades de Processo e Facilidades Auxiliares também se tornem competitivas.

A PROJEPRO é uma Empresa de Base Tecnológica especializada em tecnologias aplicáveis ao processamento de hidrocarbonetos leves, tratamento de gases ácidos e recuperação de enxofre, bem como tratamento de águas ácidas, sempre visando aprimoramentos para a consolidação de tecnologias nacionais, com especial atenção para a minimização da poluição ambiental por efluentes residuais líquidos ou gasosos, em especial a emissão de compostos gasosos de enxofre para a atmosfera.

Além de projetos básicos de processo com as tecnologias anteriormente citadas, a PROJEPRO tem condições de desenvolver projetos de outras Unidades de Processo usando outras tecnologias na área de engenharia química e afins. Pode executar projetos com “know-how” próprio, com processos desenvolvidos pelo próprio cliente ou, também, analisar as tecnologias disponíveis de terceiros (nacionais e internacionais) e recomendar a melhor para as necessidades específicas para o empreendimento do cliente.

A definição do processo tecnológico para a produção de um novo produto passa pela fase de estudos de rotas alternativas de produção, pela fase de projetos de P&D laboratoriais, pela fase de testes em escalas bancada e/ou piloto e/ou protótipo bem como pela fase de estudos de viabilidade técnica e econômica para definição da melhor rota tecnológica a ser adotada visando à obtenção da melhor taxa de retorno para o investimento total necessário à implantação industrial para a produção do novo produto.

A tradição tecnológica na área de engenharia química se constrói ao longo do tempo e o domínio tecnológico depende não só das experiências vividas pelos engenheiros químicos como também das experiências vividas dos profissionais de química, de bioquímica, de biotecnologias e de outras especialidades afins. Tais experiências englobam atividades desde as fases de pesquisas e desenvolvimentos laboratoriais até as fases de posta em-marcha e colocação das unidades de processo em plenas condições operacionais, satisfazendo os desempenhos de processo previstos em seus projetos básicos de processo.

Saliente-se que as atividades acima citadas são realizadas por pessoas físicas, as quais efetivamente definem as tecnologias dos processos de produções industriais, ou seja, “a capacidade técnico-profissional de uma pessoa jurídica é representada pelo conjunto dos acervos técnicos dos profissionais integrantes de seu quadro técnico”.

Portanto, a filosofia de considerar apenas projetos realizados por uma empresa nos últimos 05 anos é um equívoco. Ou seja, uma empresa recentemente formada poderá estar qualificada para desenvolver projetos industriais para determinados produtos desde que possua em seu quadro técnico profissionais com experiência e comprovado acervo técnico para a produção do produto específico desejado.

As empresas privadas brasileiras de pequeno e médio porte, detentoras de larga experiência e acervo técnico, podem propor e desenvolver projetos associando tecnologias já disponíveis no Brasil com as melhores tecnologias disponíveis no mundo, possibilitando ao Brasil a confirmação de sua capacidade tecnológica ao mesmo tempo em que o faz detentor de suas patentes, com custos menores e manutenção do capital técnico e financeiro em território nacional. UMA ADEQUADA E PRAGMÁTICA POLÍTICA DEVERIA SER ADOTADA PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE TAIS EMPRESAS!

 

CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA

A leitura dos seguintes arquivos anexados no Portal da PROJEPRO fornecem dados que permitem uma conclusão preliminar sobre a capacitação bem como do grau de satisfação dos clientes pelos serviços realizados pela empresa:

Sumario dos Serviços Realizados (Outubro 2015);

Atestados-Declarações - TRDs-BADs de Clientes;

Gerenciamento de enxofre - Atestados-BADs-Declarações-TRDs;

Otimizações de energia;

Otimizações de processo;

Outras tecnologias.