RESPONSABILIDADE TÉCNICA

O Responsável Técnico pelas atividades de engenharia química da PROJEPRO é o Eng.º Químico Ricardo Henrique Kozak. É formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, em Dezembro, 1961 e em Engenharia de Processo em Refinarias de Petróleo pelo antigo CENAP da PETROBRÁS em Convênio com a antiga Universidade do Brasil (hoje UFRJ), em Janeiro 1963.

No ano de 1963 participou da implantação do primeiro Curso de Refinação de Petróleo, pela PETROBRAS, em convênio com a Universidade da Bahia, realizado na Refinaria Landulpho Alves – Mataripe – BA.

No ano de 1964 iniciou suas atividades na Superintendência da Industrialização do Xisto - SIX, localizada em Tremembé – SP. Na SIX, foi nomeado, juntamente com o Eng.º Químico João Carlos Gobbo, responsável pela pesquisa e desenvolvimento relativo às tecnologias de processamento do gás de pirólise do xisto.

Posteriormente foi nomeado engenheiro chefe do Grupo Fiscal do projeto básico de processo e detalhamento de engenharia da Área 7 da Usina Protótipo do Irati, compreendendo as Unidades de Tratamento DEA e Recuperação de Enxofre, que seria implantada em São Mateus do Sul – PR. O projeto básico de processo foi realizado pela Foster Wheeler Corporation (FWC), o qual acompanhou nos Estados Unidos da América. O detalhamento de engenharia foi desenvolvido pela Foster Wheeler Ltda. (FWL), no Rio de Janeiro - RJ.

Em maio de 1966 foi convidado pela Foster Wheeler para ingressar na mesma, com o propósito de especialização em projetos básicos de processo através treinamento de um (1) ano na Foster Wheeler Corporation e retornando ao Brasil assumir o Departamento de Processo da Foster Wheeler Ltda.

Como engenheiro de processo da FWC, foi um dos responsáveis pelo projeto básico de processo da Unidade de Amônia, da ULTRAFERTIL, implantada em Piaçaguera – SP, no final da década de 1960.

Como engenheiro de Processo da FWL, foi responsável pelo acompanhamento do projeto básico de processo da Refinaria do Planalto – REPLAN, realizado pela Foster Wheeler London - Inglaterra.

Também Como engenheiro de Processo da FWL, foi responsável pelos:
• Projetos Básicos e Detalhamentos Básicos de Processo das Unidades de Tratamento de Gás Combustível e de Recuperação de Enxofre, integrantes da Área 7 da Usina Protótipo do Irati – UPI, implantada pela PETROBRAS-SIX em São Mateus do Sul – PR.
• Projetos Básicos e Detalhamentos Básicos de Processo da Unidade Unidades de Tratamento de Gás Combustível e de Recuperação de Enxofre, implantada pela PETROBRAS-REFAP, em Canoas – RS.
• Projetos Básicos e Detalhamentos Básicos de Processo da Unidade Unidades de Tratamento de Gás Combustível e de Recuperação de Enxofre, implantada pela PETROBRAS-REGAP, em Betim – MG.

No ano de 1973 desligou-se da Foster Wheeler Ltda. e mudou-se para Curitiba, convidado pelo Governo do Estado do Paraná para coordenar a defesa técnica para a implantação do 3º. Pólo Petroquímico no Sul do Brasil.

Em meados de 1974 foi um dos idealizadores da PROJEPRO, assumindo a responsabilidade técnica da empresa nas atividades de engenharia química, função na qual permanece até a presente data.

No período de Março 1992 até Dezembro de 2000, convidado pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUC/PR foi Professor Titular das Disciplinas de "Engenharia Básica de Processos", "Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos" e "Desenvolvimento de Processos e Projetos Industriais" nos Cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química.

Maiores detalhes da trajetória profissional do Eng.º Químico Ricardo Henrique Kozak podem ser vistos nos documentos curriculares do mesmo, anexados no site da PROJEPRO.

Também Como engenheiro de Processo da FWL, foi responsável pelos:
 Projetos Básicos e Detalhamentos Básicos de Processo das Unidades de Tratamento de Gás Combustível e de Recuperação de Enxofre, integrantes da Área 7 da Usina Protótipo do Irati – UPI, implantada pela PETROBRAS-SIX em São Mateus do Sul – PR.
 Projetos Básicos e Detalhamentos Básicos de Processo da Unidade Unidades de Tratamento de Gás Combustível e de Recuperação de Enxofre, implantada pela PETROBRAS-REFAP, em Canoas – RS.
 Projetos Básicos e Detalhamentos Básicos de Processo da Unidade Unidades de Tratamento de Gás Combustível e de Recuperação de Enxofre, implantada pela PETROBRAS-REGAP, em Betim – MG.

DOCUMENTOS CURRICULARES

Os Diplomas de Graduação e maiores detalhes sobre a experiência do Responsável Técnico da PROJEPRO, Eng.º Químico Ricardo Henrique Kozak, podem ser vistos clicando nos seguintes arquivos abaixo relacionados:

UFPR - Diploma de Engenheiro Químico RHKozak (20-12-1961);

Universidade do Brasil - Diploma do Curso de Refinação de Petróleo RHKozak (31-01-1963);

RHKozak - Resumo Profissional (02-08-2016);

RHKozak - Descricao Servicos Realizados (Agosto 2016);

RHKozak - Resumee - CV.English (November 03-2013);

RHKozak_Sulphur Management Exp